Histórico

Tendo em vista a necessidade provincial de ter um órgão que cuidasse dos assuntos da juventude, no final da década de 80 foi criada e CIN-UJAB, Comissão de Integração Nacional da União da Juventude Anglicana do Brasil. E esta comissão tornou-se parte do Departamento de Educação Cristã (DEC), sendo um dos “braços” deste departamento. Por esta comissão já passaram muitas lideranças de nossa Igreja, sendo eles leigos e clérigos.

Composta por um representante de cada diocese, mais dois/duas secretários/as (executiva e administrativa), dois assessores indicados pelo Bispo Primaz e representante do DEC; Esta comissão possui um estatuto que rege e orienta suas ações, atividades e a Assembléia Nacional que acontece a cada três anos por ocasião do Encontro Nacional da Juventude Anglicana (ENUJAB).

No ano de 1988, na cidade de Viamão – RS, foi realizada reunião onde foi aprovado o 1º regimento interno da CIN.

Já com o regimento, aconteceu no ano de 1990, em Salvador /BA um encontro da juventude que elegeu como Sec. Executiva a Srta. Sandra Eire Matsuo e como Sec. Administrativo o Sr. Ricardo Hallberg Luiz. Mas é no Sínodo do ano de 1992 que este regimento é aprovado pelo mesmo.

Nova assembléia é realizada no ano de 1992 junto ao encontro da Juventude na cidade de São Paulo – SP, onde aconteceu a reeleição dos já citados Secretários.

A CIN-UJAB passou por um período de desarticulação, por esse motivo montou-se um Grupo de trabalho que era composto por representantes das 3 dioceses do sul, Departamento de Educação Cristã, na pessoa da Prof. Rita Zannin, Departamento de Missão, na pessoa da Revda Patrícia Powers, o atual Sec. Administrativo, Sr. Ricardo Hallberg e o Secretário Geral da Província Rev. Maurício de Andrade. Nesse período a CIN foi administrada por esse grupo que articulou para o ano de (1997) um encontro na cidade de Porto Alegre – RS, com o tema Liderança. Esse mesmo grupo também organiza o ENUJAB de 1999 na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

Nesse encontro são eleitos novos Secretários: Sec. Executivo o Sr. André Cavalcanti e Sec. Admistrativa a Srta. Andréa Blaas. É formada uma equipe de trabalho para auxiliar a Sec. Administrativa nos trabalhos da CIN. Esse mesmo grupo junto da Sec. Administrativa organiza o ENUJAB de 2002 na cidade de São Paulo – SP onde ocorreu a eleição para os novos secretários. Foram eleitas como Sec. Executiva a Srta. Keila Silva e Sec. Administrativa a Srta. Tatiana Ribeiro, que foram re-eleitas para os respectivos cargos no ENUJAB de 2005 realizado em Curitiba/ PR.

Em julho de 2007, realizou-se também em Curitiba, um Encontro de Formação de Liderança Jovem com o objetivo de animar e fortalecer o trabalho com a juventude na Diocese Anglicana de Curitiba (DAC) e CIN-UJAB.

A CIN-UJAB já passou por diversas dificuldades, mas sempre esteve presente na vida dos jovens de nossa Igreja. Hoje a CIN-UJAB está num processo de re-articulação onde cada jovem indicado para representar sua diocese tem e terá um grande papel nesta caminhada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>